terça-feira, 8 de março de 2016

Flores pra quê?




Hoje é dia 8 de março, dia internacional da mulher. Desde as primeiras horas do dia, recebi inúmeras rosas virtuais, mensagens lindas enaltecendo a beleza da mulher, a delicadeza, o encanto e algumas até nos chamando de guerreiras, fortes, etc. Recebi bombons virtuais, pétalas de rosas com uma bela mensagem e um buquê, digno de photoshop!

Muito bem, tudo muito lindo, mas eu pergunto: Flores pra quê?

Pra que enviar flores nesse dia se, logo pela manhã aquela esposa não foi lembrada, mas quando o marido levantou o café já estava pronto na mesa, preparado por ela que ainda precisava se arrumar pra ir pro seu trabalho?

Flores pra que se a mãe já estava com tudo arrumado pra enviar seus filhos pra escola, muito antes deles saírem da cama?

Flores pra que se a mulher, que estava respeitando as leis de trânsito, viu um babaca ensandecido cortar-lhe pela direita e vociferar um “tinha que ser mulher mesmo”, colocando outras vidas em risco por conta de sua estupidez diária?

Flores pra que, se a moça ouviu frases ridículas de assédio sexual durante seu percurso e um “ai se eu te pego”, como se ela fosse um objeto qualquer?

Flores pra que, se ela ainda teve de aturar imbecis no transporte coletivo, encoxando e fazendo insinuações nojentas?

Flores pra que, se ela foi chamada de vagabunda por conta de uma saia mais curta ou um decote um pouco mais ousado?

Flores pra que se, ao chegar à empresa, foi chamada a atenção porque faltava a maquiagem na cara e um salto estúpido em seus pés?

Flores pra que, se ela ouviu da polícia: “e o que foi que você fez pra ter sido estuprada”?

Flores pra que, se ainda dizem que a mulher lésbica precisa mesmo é de um macho pra que volte a ser mulher (sic)?

Flores pra que, se as amigas que sentam em um bar pra tomar um drink e jogar conversa fora ainda são vistas como alguém que está procurando homem?

Flores pra que, se uma multidão se junta para mandar a mulher, idosa e presidentA da república tomar no c*, ou chama-la de vaca, puta e vagabunda?

Flores pra que, se ainda espancam homossexuais, por sua orientação sexual?

Flores pra que, se o colega de trabalho, faz bem menos que ela, tem apenas uma jornada e abusa de sua condição, se ela não tem o mesmo salário que ele, justamente por ser mulher e não ter equidade de gênero na empresa?

Flores pra que, se não posso andar sozinha na rua porque tenho medo de ser atacada por homens?

Flores pra que, se tenho medo de entrar num táxi sozinha, pois temo que o condutor possa me violentar?

Flores pra que, se os brinquedos das meninas são sempre aqueles que as colocam em condição de donas de casa e mães de família?

Flores pra que, se a mulher engravida e é abandonada e ainda acusada de não ter tomado a pílula, quando a obrigação dos cuidados é de ambos?

Flores pra que, se a mulher sequer pode escolher não se casar, criar seu filho sem pai ou não ser mãe, que logo é taxada de sapatão, puta ou frustrada?

Flores pra que, se um certo candidato ao próximo pleito presidencial diz que as empresas não deveriam contratar mulheres porque elas podem engravidar e, pra meu desespero, ele é o candidato preferido no universo feminino?

Flores pra que, se até neste dia, uma mulher sofre algum tipo de violência a cada 12 segundos?

Flores pra que, se no resultado positivo de um teste de gravidez, o pai espera ansioso pra que seja um menino e se frustra – ou até culpa a mulher por isso – se é uma menina?

Flores pra que, se ainda tem quem julgue uma mulher por ela usar batom e esmalte vermelhos?

Flores pra que, se neste dia, não só flores, muitas mulheres também aguentaram cantadas nojentas no seu ambiente de trabalho.

Flores pra que, se a mulher que apanha do seu marido, sozinha e amedrontada, ainda ouve um “apanha porque gosta... por que ainda abre as pernas pro cara?” (sic)?

Flores pra que, se criam suas meninas para serem submissas e os meninos para mandarem?

Flores pra que, se numa situação profissional ela é julgada de qualquer forma: se não recebe promoção é porque é mulherzinha demais e não se enquadra no perfil do cargo, mas se consegue a promoção, é porque foi pra cama com o cara certo?

Flores pra que, se quando a garota diz não ao ser “escolhida” (sic), ela deixa de ser gata e vira vagabunda, puta ou vadia no mesmo instante?

Flores pra que, se quando um casal vai transar, ele se recusa a usar a camisinha e diz que ela tem de tomar pílula?

Flores pra que, se ela e ele têm um relacionamento, mas ele é casado e ficou com a fama de fodão, enquanto ela é a puta da relação?

Flores pra que, se o casamento deles acabou porque ele a traiu e ela ficou com a fama de “não soube segurar o homem, por isso ele arrumou coisa melhor na rua” (sic)?

Flores pra que, se quando um cara tenta seduzir uma garota num bar e, logo em seguida seu namorado/pai/amigo/marido se aproximam, é pra ele e não pra ela que o sujeito pede desculpas?

Flores pra que, se a mulher precisou de uma lei que permita que ela amamente seu filho em público, pois até isso os homens estavam querendo restringir?

Flores pra que, se na maternidade, além de não darem a mulher o direito de escolher seu próprio parto, ainda a maltratam quando ela sente dor dizendo “na hora de virar os olhinhos não gritou de dor, né?” (sic)?

Flores pra que, se amanhã todo o machismo volta e ninguém nem vai se lembrar das flores que ofereceu no dia de hoje?

Flores pra que, se muitos – e muitas! – lerão isso tudo e ficarão indignados e tentarão desqualificar meu texto, mesmo sabendo que no fundo, se viram em muitas situações como as descritas nele?

Flores pra que se, mesmo com toda a tentativa de extirpar essa doença chamada machismo, tenho de reconhecer que há muita mulher machista e colocando ainda mais filhos machistas no mundo?

Flores pra quê? Se não há o menor respeito, não há porque parabenizar ou enviar flores.

Não, eu não quero flores. Enquanto essa doença chamada machismo não for dizimada, não aceito flores, bombons ou parabéns. O que eu quero é respeito e mais adeptos na luta que é de todas nós.

No dia em que a sociedade vencer o machismo, aí sim podemos comemorar o dia de hoje, com flores, bombons, maquiagens, almoços ou jantares, com surpresas virtuais ou reais ou como quiserem, pois mostrará que a luta não foi em vão!

Flávia Fernandes
08/03/2016

2 comentários:

Contenti =) disse...

Que guardem as flores pras mortas.

Swonkie disse...

Olá :) Enviamos um convite para o teu email.
Contamos contigo? :)