segunda-feira, 22 de março de 2010

Solidariedade, o alimento da alma


por Flávia Fernandes

Sempre gostei muito de ajudar as pessoas. Há um desejo intenso dentro de mim, de mudar o mundo. Embora eu saiba que uma andorinha não faz verão, prefiro viver como o beija-flor que faz a parte dele pra tentar apagar o fogo da floresta.

A vida toda procurei ajudar as pessoas e fazer com que a dor, embora inevitável, possa ser suavizada. Sempre fui assim, mas de uns anos pra cá, isso ficou mais forte, mais intenso.

Todas as vezes em que consigo fazer alguma coisa em benefício de alguém, sinto uma onda de paz e amor invadindo meu espírito e renovo minhas forças, na ânsia de ver mais um sorriso de quem estava em prantos, de ver renascendo as esperanças naqueles que já não tinham mais nenhuma e de saber que pude fazer a diferença na vida de alguém, ainda que muito pequena.

De cada gesto, tiro grandes ensinamentos. Difícil até explicar essas sensações, mas garanto que é como se eu tivesse me alimentado depois de um dia de muito trabalho e pouco tempo pra uma refeição decente ou de ter tido uma noite de sono tranqüila. Sinto meu corpo revigorado, meu coração em paz e meu espírito alimentado.

Semana passada eu estava um tanto chateada pela falta de trabalho. Quase nove meses desempregada e não vejo uma luz no fim do túnel. Estava me sentindo sem chão, completamente desnorteada e uma sensação de fraqueza que era até irreconhecível, diante da pessoa otimista e sempre pra frente que sou.

De repente recebo um email que tocou meu coração. A história do Sr. Geraldo de 78 anos, que está na luta contra o câncer há 3 e há alguns meses descobriu que está com metástase óssea. Cheio de amor, de esperanças e de alegria, costuma levar uma palavra de carinho às pessoas à sua volta. Ele faz questão de sorrir diante da dificuldade, pois é dessa forma que encontra forças pra lutar e ser um vencedor.

As palavras lindas que li me fizeram retornar pra realidade. Foi como um chacoalhão pra perceber que não tenho razão pra me sentir fraca, quando já precisei lutar por coisas mais difíceis e venci e que não é dessa forma que irei vencer, que tudo precisa de uma luta, pois esse é o grande aprendizado.

Quarta-feira passada, ainda vivenciando essa emoção, recebi a notícia de uma criança que está hospitalizada com sérios problemas de saúde e portadora de síndrome de Rett. A Victória tem 11 anos, e a doença se desenvolveu quando ela completou 1 aninho de vida.

Mandei uma mensagem de apoio ao seu pai que me agradeceu e passou seu número de telefone pra que eu pudesse fazer contato e, na quinta-feira pela manhã liguei pra saber notícias da menina. Falei com sua mãe. Senti na voz dela uma força digna de uma mãe mesmo, mas senti também a necessidade de ir ter com ela, uma conversa, levar um sorriso, um abraço sincero e uma palavra de apoio.

À noite fiz a visita e ao chegar lá, encontro com uma mãe forte, determinada que luta pela filha e que vive em função dela. Emocionei-me ao conhecê-la. Mulher de fibra como todas as grandes mulheres!

Mas o melhor aconteceu com a pequena Victória. Aproximei-me da cama e comecei a conversar com ela. Falei o quanto é linda, cheia de luz e fiz carinho em seu rosto. Logo ela então ergueu o bracinho e quando peguei na mão dela, ela segurou a minha com força. Com a outra mão, eu acariciava seu rostinho, então soltou minha mão e a pôs em minha cabeça, me acariciando da mesma forma.

Não sei dizer o tamanho da emoção, mas sei que foi incrível. Enquanto meus olhos ameaçavam se encher de lágrima, ganhei o sorriso mais lindo do mundo, com uns olhinhos brilhando pra mim. De tanta alegria, sorri pra ela e disse que era um sorriso lindo e encantador que já havia visto. Mais alguns sorrisos nós trocamos e enquanto eu acariciava seu rostinho e pedia em silêncio que Deus a abençoasse, que a protegesse e à sua família, ela me observava como se estivesse ouvindo meus pensamentos e depois soltou uma risada tão gostosa e tão espontânea que não tive como não rir junto e agradecer a Deus por sempre me mostrar o caminho quando eu teimo em sair dele.

Foi uma experiência maravilhosa e que serviu pra eu ver que não tenho o direito de cair, mesmo quando penso que tudo vai mal. A Victória me deu uma grande lição.

Sei que foi Deus, por intermédio dos bons espíritos que me levaram até àquele quarto de hospital e àquela família até então desconhecida e também que foram eles os responsáveis por esse sorriso lindo, mas naquele instante, fui o instrumento desses irmãos invisíveis, que levou um pouco de paz e de esperança aos familiares; um sorriso, um abraço e uma palavra de conforto.

Cheguei em casa emocionada, com vontade de fazer mais, com o peito transbordando de tanto amor e com meu espírito alimentado.

Foi então que senti que meu caminho é esse e que serei sempre mais feliz quando for solidária aos mais necessitados. Agradeci a Deus por ter me dado tamanha oportunidade e Lhe pedi perdão por ser tão egoísta e cega quando a vida tem tanto a mostrar. Senti que a vida é urgente, que ela precisa ser vivida e que pra ser feliz, precisamos de tão pouco.

Pra fechar a noite, recebi uma homenagem muito linda de seu pai, mencionando o carinho e o agradecimento por meu gesto, em seu blog.

Eduardo, Cristina e Victória, eu quem agradeço essa oportunidade de ter conhecido pessoas tão maravilhosas e especiais!

Agradeço a Deus por me mostrar que nos caminhos encontramos obstáculos, mas que podem ser superados, principalmente quando podemos estender nossas mãos aos irmãos que precisam do nosso amor desprendido.

Que Deus abençoe essas famílias – do Sr. Geraldo e da Victória. Que Ele abençoe à todos os que necessitam de um auxílio e que abençoe também os irmãos que fazem alguma coisa em benefício do próximo.

E você, o que tem feito por seu próximo? Como se sente quando pode fazer algo?


- A história do Sr. Geraldo, contada por sua filha está aqui:

http://www.vidasemcancer.com.br/casos-de-sucesso/vencendo-o-cancer-com-amor-e-boa-alimentacao-por-andrea-pereira/

- O carinho do Eduardo em seu blog, pode ser conferido aqui:

http://edu.guim.blog.uol.com.br/arch2010-03-14_2010-03-20.html#2010_03-18_23_52_09-3429108-0

segunda-feira, 8 de março de 2010

Ser Mulher

por Flávia Fernandes


Ser mulher é ter colo pra acolher,

Conselho para dar,

Lágrima pra enxugar,

Ombro pra oferecer.


Ser mulher é amar incondicionalmente,

É ser capaz de perdoar completamente.

É ser forte, é ser frágil, é ser amiga e confidente.

É ser mãe, esposa e mulher atraente.


Ser mulher é ter o dom da vida.

É ter o alimento para a vida.

É ser a vida para alguém.

É não conhecer a força que tem.


Ser mulher é, definitivamente, uma dádiva de Deus!


Feliz Dia Internacional da Mulher!



Essa é uma singela homenagem do blog Um Lugar de Mato Verde à todas as grandes mulheres. Sejam elas famosas ou completamente anônimas na vida.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Deus


por Flávia Fernandes

“O que é Deus? Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas.”

Essa é a primeira questão do Livro dos Espíritos, escrito há pouco mais de 150 anos, por Allan Kardec, o codificador da doutrina espírita.

Pergunta bastante pertinente, já que ele não queria saber “Quem”, mas o “Que” é Deus.

Bem, muitos não acreditam na existência Dele, outros ainda O questionam com relação à bondade que pregam por aí.

Ontem, durante a palestra no centro, mencionei o fato de que muitas pessoas não acreditam em Deus por terem aprendido errado sobre Ele.

Crescemos temendo a severidade de um ser desconhecido. Aprendemos que no céu há um Deus punitivo e vingativo, severo e que faz barganhas. Isso nos faz questionar a bondade Dele, afinal, vemos pessoas más que se dão bem e pessoas boas que se dão mal o tempo todo. Talvez por isso, há tantas pessoas que se dizem ateus.

Acredito também que, o fato de fazermos de Deus a imagem de um velhinho de barba, que fica sentado em uma cadeira de balanço, com um par de sandálias nos pés e nos espiando aqui embaixo, faz com que nossas atitudes sejam as de, procurá-Lo na hora da dor, da angústia e do desespero, mas esquecê-Lo nos momentos em que a vida vai muito bem. Triste constatação!

Pra mim, Deus não está na figura de alguém, mas como Kardec mencionou, está em algo!

Deus, pra mim, é a força que rege nosso universo. É a força que rege a minha vida. Minha fé inabalável permite fazer com que eu sinta a presença de Deus na minha vida o tempo inteiro.

Deus está no sol que aquece o planeta e ajuda na fotossíntese das plantas. Está na lua bonita que ilumina a noite. Ele está no orvalho das manhãs de inverno, que encontramos nos primeiros raios solares. Deus está nas chuvas que aram as terras. Está nas estrelas do firmamento.

Deus está na beleza de uma flor, num pássaro que canta feliz na natureza, num peixe que corre no rio ou no mar. Está nos animais, nas aves. Na semente que brota, no fruto que nasce. Deus está no mar, nas cachoeiras e nos rios.

Deus está no brilho dos olhos de uma criança inocente, no olhar cansado e distante de um ancião que vive um dia após o outro. Está na felicidade de um casal que acabou de gerar um filho, o verdadeiro milagre da vida. Na mão estendida, na cumplicidade. Ele está na bondade e na generosidade daquele que dá atenção àqueles que passam despercebidos. Está na reconciliação, no perdão, no abraço e no afago.

Pra mim, Deus é amor, é paz, é equilíbrio. Deus está em tudo o que é bom.

Quando observo a natureza e vejo tudo que há de bom e perfeito nela, uma sintonia maravilhosa, uma simetria perfeita, eu enxergo Deus. Quando vejo um cenário de guerra, destruição, tristeza, dor, amargura, revolta, eu só vejo a ação do homem e, nesse momento, me convenço de que, realmente, o mundo jamais poderia ter sido criado pelo homem, pois quem constrói a beleza, não pode ser capaz de causar tanta destruição.

Nos momentos mais difíceis e angustiantes da minha vida, não foi no homem, mas em Deus que encontrei a força pra seguir adiante. Foi conversando com Deus que eu acalmei meu espírito e foi de Deus que recebi as respostas para as perguntas mais difíceis da minha vida.

Deus é um pai bondoso e amoroso que está com a gente em todos os momentos, em todos os lugares, mesmo quando insistimos em mantê-Lo distante de nós. Mais que filhos de Deus, somos crianças de Deus, como disse minha amiga Nana ontem, e me conforta pensar dessa forma, pois só nos vendo como crianças pra ter tanta bondade e amor pra distribuir, mesmo quando insistimos em ser levados ou desobedientes.

Estamos aqui pra viver e ser feliz. Deus não tem pra nós, outro plano, senão esse! Viemos pra evoluir, pra nos melhorar e pra alcançar esferas superiores e mesmo a escalada sendo individual, Deus está presente no caminho e faz de tudo pra que essa estrada seja menos sinuosa possível.

Como diz na música – e eu acredito muito! – “o mundo pode até fazer você chorar, mas Deus te quer sorrindo”.

E pra você, o que (ou quem) é Deus?